Lidar com o dinheiro costuma ser uma tarefa desafiante para muitas pessoas, especialmente para quem é leigo no assunto. Cláudia Angélica Martinez, que é empresária e economista brasileira, acredita que para que essa não seja uma tarefa assustadora é preciso recorrer a ferramentas que facilitem as finanças de sua casa ou empresa, como o gerenciador financeiro.
Pensando em facilitar e otimizar o tempo das pessoas que ficam responsáveis por realizar o controle financeiro de sua empresa, ou até mesmo para organizar as finanças de casa, com o uso da tecnologia foi possível desenvolver diversos softwares de gerenciador financeiro, que oferecem mais segurança e organização. Para entender melhor sobre isso, continue lendo o artigo!
O que é um gerenciador financeiro?
Apesar de muitas pessoas ainda não o conhecerem, de acordo com Cláudia Angélica Martinez, o gerenciador financeiro é uma ferramenta presente e pode ser utilizado em computadores, notebooks, tablets e até mesmo em aparelhos telefônicos com a finalidade de organizar, gerir e controlar as finanças de determinada pessoa ou empresa. Essa é uma solução prática e muito eficiente para quem precisa de mais segurança financeira.
Além de ser uma ferramenta onde os gastos e ganhos podem ser controlados, esses softwares podem apresentar funcionalidades como o planejamento de contas, organização orçamentária, evitar desastres financeiros e controlar as possíveis dívidas que possam existir. A economista brasileira Cláudia Martinez acredita que muitas empresas podem alcançar mais saúde financeira através dessa ferramenta.
Principais vantagens em utilizar um gerenciador financeiro
Introduzir uma nova ferramenta de trabalho em uma empresa pode ser desafiante, já que alguns processos podem mudar e nem todas as pessoas podem ficar contentes. No entanto, de acordo com a empresária Cláudia Martinez, o gerenciador financeiro traz diversas vantagens para você e seus funcionários. A partir dele é possível emitir relatórios, registrar os pagamentos e garantir mais segurança na empresa.
Afinal, a profissão do contador irá acabar?
Uma pergunta que muitas pessoas podem ter quando descobrem as funções do gerenciador financeiro é se os profissionais do setor de contabilidade e prestação de contas serão extintos. Na realidade, essa ferramenta é apenas um auxiliar ao trabalho destes profissionais. Por isso, os colaboradores dessa área podem ficar tranquilos e mais seguros para realizar suas tarefas dentro da empresa.
Por fim, a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez acredita que para alcançar a saúde financeira dentro de uma empresa é necessário não apenas contar com uma ferramenta ou outra, acreditando ser a solução de todos os problemas, mas também ter profissionais da área capacitados para trabalhar com essas ferramentas e investir tempo para alimentar o banco de dados financeiro.