Se você está interessado em entender mais sobre o mercado financeiro, uma ótima maneira de começar é assistir a séries que abordam o tema. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, que também é diretor da Boxter, existem algumas séries e filmes que incorporam o personagem investidor, e causam certa inspiração para os que estão tentando entrar nesse ramo tão interessante, que é o das finanças.
Por isso, pensando em te ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com as melhores séries para entender sobre o mercado financeiro. Logo, se você gosta de passar o seu tempo livre assistindo televisão, mas quer analisar um pouco mais sobre o que ocorre dentro do mundo dos investimentos, que tal ler este artigo até o final e garantir algum conhecimento de uma maneira mais cômoda?
Billions
Para iniciar, escolhemos o seriado de televisão: “Billions”. Essa série da Showtime retrata a batalha entre um bilionário gestor de fundos de hedge e um promotor federal de Nova York. Resumidamente, a série aborda temas como insider trading, corrupção e ética na gestão de fundos de investimento, e que conforme comenta Gabriel Cepeda Gonçalves, são ótimos pontos para se aprender.
Mad Men
Na sequência, ambientada na década de 60, a série da AMC, “Mad Men”, segue a rotina de uma agência de publicidade que também está localizada em Nova York. Essa série, embora não trate especificamente do mercado financeiro, apresenta a cultura corporativa da época e como as empresas buscavam atrair investimentos e clientes. Logo, é uma ótima opção de escolha.
O Lobo de Wall Street
Também não poderíamos deixar de colocar “O Lobo de Wall Street”, não é verdade? O filme dirigido por Martin Scorsese é baseado na história real de Jordan Belfort, um corretor de ações que ficou rico por meio de fraudes financeiras. Gabriel Cepeda Gonçalves explica que, embora seja um filme e não uma série, é uma ótima opção para entender a mentalidade por trás dos golpes financeiros.
Startup
Já a série da Crackle, “Startup” segue a trajetória de uma startup de criptomoedas e como ela lida com as dificuldades de obter investimento e enfrentar a concorrência — tópicos muito relevantes para entender sobre o mercado. Basicamente, essa série apresenta conceitos importantes sobre empreendedorismo, inovação e como as empresas lidam com as mudanças no mercado financeiro.
The Big Short
Por fim, o filme dirigido por Adam McKay, “The Big Short”, é baseado em uma história real e mostra como um grupo de investidores conseguiu prever a crise financeira de 2008 e lucrar com isso. Gabriel Cepeda Gonçalves pontua que o filme aborda conceitos complexos do mercado financeiro, como os produtos financeiros derivativos e o funcionamento do sistema bancário.
Mas e você, já conhecia a história de alguma dessas séries?