SHARE
Evento terá três grandes arenas e marca o início das comemorações de 40 anos da Fundação ABC.
Promover conhecimento e difundir a pesquisa para produtores rurais, assistentes técnicos e estudantes. Este é um dos principais objetivos do Show Tecnológico Verão, que acontece entre os dias 21 e 22 de fevereiro, no CDE Ponta Grossa. O evento, que chega a sua 27ª edição é uma promoção da Fundação ABC e deve reunir milhares de visitantes em dois dias de apresentações e exposição em cerca de 55 stands de cooperativas e empresas do segmento do agronegócio.
Além de todo o conhecimento e pesquisa que vem sendo desenvolvida pela Fundação, esta edição será especial porque marca o início das comemorações dos 40 anos da instituição. Além disso, a principal novidade desta edição é a interação entre as áreas de pesquisa da Fundação. “Desta vez teremos três grandes arenas nas quais três setores de pesquisa estarão juntos apresentando um tema em comum”, explica Luís Henrique Penckowski, gerente geral da Fundação ABC. Ele destaca que em uma das arenas será abordado um ensaio de pesquisa que está em desenvolvimento há 35 anos, com a apresentação dos resultados obtidos ao longo deste período. “O Show é uma vitrine tecnológica para toda a região dos Campos Gerais e para produtores que vêm do sul do país e de são Paulo, e que se baseiam nos resultados da fundação para conduzir as suas lavouras”, reforça.
Sobre o Show Tecnológico Verão
O Show Tecnológico Verão tem como principal proposta apresentar os estudos desenvolvidos pela Fundação referente às culturas de verão. E nesta edição, três grandes temas farão parte das discussões, são eles:
Arena 1
Desafios e conceitos no manejo de resistências dos fungos e plantas daninhas;
Arena 2
Impacto dos sistemas de produção na rentabilidade e saúde do solo: aprendizados de um experimento de 35 anos;
Arena 3
Influência de aspectos fitotécnicos, uso de Inseticidas e tecnologia de aplicação no manejo da cigarrinha-do-milho.
O evento reúne também as principais marcas do segmento, que apresentam junto com as áreas de pesquisa da Fundação ABC as mais recentes novidades em manejo de doenças e pragas, bem como lançamentos de novos produtos.
40 anos de legado para agricultora e agropecuária
A edição que marca o início das comemorações dos 40 anos da fundação ABC celebra também o legado e a história que vêm sendo escritos ao longo destas quatro décadas. Penckowski aponta a importância do protagonismo e da mentalidade de vanguarda dos produtores rurais das cooperativas que viram a oportunidade de promover a pesquisa aplicada para desenvolver a região. “Ao longo dos anos nossos pesquisadores têm continuado essa jornada em uma região que era desacreditada na época e que graças àquela visão hoje se tornou referência para o país, pela sua produtividade e pela importância da sua bacia leiteira”, frisa. Para ele, os desafios continuam e a cada ano surgem novas demandas e necessidades por parte dos produtores que precisam constantemente estar conectados com aquilo que é realizado pela fundação, alinhado com a realidade do campo