Os tempos modernos colocam diariamente muitas opções tecnológicas que até bem pouco tempo não eram sequer imaginadas. Para Jaderson de Lima, membro do conselho de administração da empresa LYX – Engenharia, não é diferente para a construção civil, já que é possível verificar o uso da automação e da robótica como ferramentas auxiliares para projetos de engenheiros e arquitetos. Assim, as inovações tecnológicas aplicadas a essa área são uma realidade e atuam na busca por maior eficiência e produtividade. Acompanhe a leitura para saber mais.
Entenda como a automação pode auxiliar a Construção Civil
De acordo com o empresário Jaderson de Lima, a automação pode ser um representante de maior segurança e menos acidentes de trabalho na engenharia civil. Ou seja, a automação pode ser uma opção para ser usada em atividades perigosas, intensas ou repetitivas. Sabemos que as máquinas já fazem parte da construção civil, mas nos casos dos robôs e equipamentos autônomos não há nenhuma dependência de controle humano.
Além disso, a automação de processos pode ser usada em canteiros de obras por meio de braços mecânicos autônomos. Um outro exemplo do uso de tecnologia na construção civil, é o emprego de drones que ajudam na captação de imagens aéreas de alta resolução e em larga escala.
Os robôs no canteiro de obra
O empresário Jaderson de Lima comenta que na área de construção civil já é possível observar robôs programados para realizar cortes em concretos e estruturas curvas com uma precisão muito maior que um humano, em um tempo muito menor, facilitando assim que obras mais complexas se tornem realidade.
A indústria já conta com o chamado “robô-pedreiro”, o SAM100, para construção de blocos de alvenaria nos canteiros de obras. Um pedreiro semi-automatizado que é capaz de lançar argamassa e assentar blocos. Foi desenvolvido por uma empresa norte-americana e é capaz de executar serviços três vezes mais rápido que um ser humano, trazendo assim muito mais eficiência e produtividade para a engenharia civil.
Eficiência e economia
Segundo o empresário Jaderson de Lima, muitas atividades podem ser programadas para funcionar 24h com o uso dos equipamentos autônomos, o que aumenta a eficiência e diminui significativamente os custos das obras e dos projetos. O Brasil ainda está no início do uso da robótica na construção civil, mas em muitas outras áreas da indústria já é possível observar o uso dos equipamentos autônomos para desenvolvimento e produção industrial.
Por fim, os especialistas salientam que não é preciso ter medo do uso da inteligência artificial, pois é possível que ela suscite a criação de novas funções para o mercado de trabalho, garantindo mais emprego para as pessoas. De todas as formas, é importante que os engenheiros e arquitetos estejam atentos às essas inovações e abertos para utilizá-las a favor da produção e eficiência do setor.