Se você se interessa pelo mundo dos esportes, provavelmente já ficou na dúvida entre andar de bicicleta ou praticar uma corrida, certo? Para Hertes Ufei Hassegawa, tanto o ciclismo de estrada quanto a corrida de montanha são capazes de levar o corpo humano ao limite, e trazer diversos benefícios para a saúde, ainda que sejam praticados de modo diferente. Mas afinal, qual dos dois causa maior impacto em nossa saúde física e mental?
Neste artigo, apresentaremos as principais vantagens de praticar ciclismo e corrida, e mostrar qual das duas pode ser a ideal para o seu objetivo. Portanto, se esse assunto lhe causa curiosidade, recomendamos que você pegue a sua garrafa de água para se manter hidratado, pois o trajeto aqui, ainda que não seja longo, será instigador. Vamos nessa?
Quais os níveis de dificuldade de cada modalidade?
Conforme comenta Hertes Ufei Hassegawa, em cada exercício que praticamos, existe um nível de dificuldade. Normalmente, esses níveis são definidos de acordo com o impacto direto que o nosso corpo recebe. Por exemplo, se um dia você pratica natação, e no outro decide praticar a dança, precisa compreender que, como esse segundo exercício recebe impacto diretamente na perna, ela pode ser considerada mais difícil do que a natação, já que o seu corpo, neste outro, está dentro da água.
De qualquer forma, ambas fazem com que o músculo trabalhe incansavelmente, pois ainda que durante a natação nenhum impacto esteja sendo causado diretamente, todos os músculos estão trabalhando para movimentar o corpo dentro da água. Além disso, o controle do oxigênio durante as respirações ordenadas faz com que o nosso cérebro trabalhe melhor em comparação com a dança.
Ciclismo de estrada e os seus principais benefícios
Partindo para o que realmente interessa, vamos apresentar a primeira modalidade em questão, que é o ciclismo de estrada. Conforme explica Hertes Ufei Hassegawa, essa atividade é uma das mais desafiadoras que existem, pois o indivíduo, além de ter que pedalar e trabalhar diversos músculos do corpo — principalmente dos da perna — o faz depois de bons instantes. Além disso, por ser feito em diversas paisagens, isso facilita a nossa mente a relaxar por alguns instantes.
Corrida de montanha e as suas vantagens
Já a corrida de montanha é um exercício mais arriscado, pois se tratando de corrida, o nosso corpo recebe um impacto ainda maior do solo, já que a partir de cada passo, o peso corporal individual precisa ser sustentado. Logo, podemos defini-lo como um esporte de maior capacidade. Também em uma corrida de montanha, é possível observar as paisagens, e respirar mais ar puro, fazendo com que o cérebro se desenvolva melhor.
Qual das práticas é melhor para a saúde
E agora que você já conhece melhor no que diz respeito ao ciclismo de estrada e corrida de montanha, mas ainda não entendeu qual pode ser considerado o melhor para a saúde, a resposta é simples: os dois. Na verdade, tanto um quanto o outro trabalha para que o corpo consiga:
- Queimar calorias
- Melhorar a saúde respiratória
- Perder peso
- Ter uma saúde cardíaca mais aguçada
Logo, conforme pontua Hertes Ufei Hassegawa, a única diferença será o impacto direto que você pretende que o seu corpo receba.