Muitas pessoas leigas, quando o assunto é Direito, podem não saber, mas essa área permite dois campos de atuação. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS acredita que é importante descobrir quais são essas duas áreas para entender melhor sobre as oportunidades na profissão. Esses tipos de direito são o direito público e o direito privado.
Deseja saber mais sobre o assunto? Acompanhe este artigo até o final!
Direito público vs Direito privado
Os recentes formandos dos cursos de Direito espalhados pelo país podem enfrentar uma grande dificuldade logo após a sua formação, que é escolher o caminho a ser seguido em sua carreira. De acordo com o que o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, saber sobre esses diferentes tipos de atuação no direito público e privado é muito importante na hora de realizar a melhor escolha dentro da carreira.
Apesar de muitas pessoas não conhecerem, é muito simples entender as principais diferenças entre esses dois tipos de direito. O direito público se caracteriza como o ramo de atuação que envolve os direitos e interesses de toda a sociedade. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, os órgãos que envolvem o direito público são as entidades estatais como o Ministério Público.
Além disso, dentro do direito público, são os interesses do coletivo que estão em jogo. Nesse sentido, os interesses individuais são colocados de lado, já que o coletivo está acima dos indivíduos. Os advogados que decidirem atuar no direito público são conhecidos como publicistas e podem escolher entre diferentes ramos, como o direito administrativo, constitucional, penal, tributário e financeiro.
Já o direito privado compreende como a área de atuação do direito que envolve as partes privadas da sociedade, que são as pessoas e as empresas. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, nesse ramo de atuação há maior liberdade de acordo entre as partes envolvidas. Pois, o objetivo dos processos está em aplicar a lei de forma a solucionar problemas e conflitos.
Dentre as possibilidades diversas de atuação dos profissionais que advogam pelo direito privado estão o direito civil, comercial, do trabalho e do consumidor, onde em todos os processos as partes envolvidas são vistas como iguais. De acordo com o Dr., Francisco de Assis e Silva JBS, o profissional que decide atuar em algum dos ramos do direito privado pode optar por trabalhar por empresas, em escritórios privados ou como autônomos.
Por fim, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica que é muito importante que os profissionais que estão se formando na área e ainda estão indecisos compreendam que a parte mais importante é escolher o ramo de atuação no qual mais se identificam. Sempre tendo em mente que essa escolha não é fixa e que sempre há a possibilidade de mudar de campo de atuação se for preciso.